Saúde Vaginal com Rosmarinus.
- Naiara Santos Fox
- 19 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
O alecrim é uma erva aromática comum na região do Mediterrâneo ocorrendo dos 0 a 1500 metros de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.
Alecrim – Rosmarinus officinalis.

Nome científico: Salvia rosmarinus
Espécie: R. officinalis
Reino: Plantae
Classe: Magnoliopsida
Filo: Magnoliophyta
O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática comum na região do Mediterrâneo ocorrendo dos 0 a 1500 metros de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.
Como qualquer outro nome vernáculo, o alecrim é por vezes confundido com outras espécies, nomeadamente o rosmaninho, Lavandula stoechas, termo usado sobretudo no centro e sul de Portugal, que corresponde à alfazema, noutras regiões. Mas é o alecrim que tem precisamente o étimo rosmarinus. No entanto, estas espécies de plantas, alecrim e rosmaninho, ou alfazema, pertencem a dois géneros distintos, Rosmarinus e Lavandula, respectivamente, e as suas morfologias revelam diferenças entre as duas espécies, em particular, a forma, coloração e inserção da flor.
Na medicina popular e utilizado em forma de infusão, como tônico geral e cardíaco, para gripe e cólicas. Possui ação anti-inflamatória e antiespasmódica. Sua tintura é usada para combater reumatismo. Não é indicado para quem tem problemas no coração.
O alecrim é uma planta repleta de história e simbolismo. Estudantes gregos e romanos usavam guirlandas de alecrim para estimular a memória e reforçar suas capacidades mentais. Desde a antiguidade é utilizado em várias culturas tanto em casamentos, com símbolo de felicidade e devoção entre o casal, quanto em funerais, simbolizando a imortalidade da alma.
O alecrim age sobre as funções hepáticas, estimulando, tonificando e descongestionando o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas. Atua sobre dores musculares e articulares, reumatismos, queda de cabelo e acne. É um tônico cardíaco e ativa a circulação sanguínea, sendo útil no combate a pressão baixa.
Alecrim pode tratar a flacidez da musculatura vaginal
O alecrim,Rosmarinus officinalis, é uma planta aromática muito utilizada nas medicinas populares, para tratar estados de agitação, depressão, falta de ânimo, dentre outros. Mas, quando usado em banho de assento pode tratar também a flacidez da musculatura vaginal, recuperando o seu tônus natural. E, haja alegria!
Alecrim é perfeito para a saúde do canal vaginal da mulher . O Sabonete íntimo da Racco contém Rosmarinus alecrim, que proporciona saúde para a sua vulva, colo do útero e canal vaginal. 💙
Comments